Você está aquiDilma de Melo Silva

Dilma de Melo Silva


A professora Dilma de Melo Silva ingressou no Departamento de Comunicações e Artes no anos de 1981, tendo graduado-se  em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1968), mestrado em Pós Graduação Em Sociologia Uppsala Universitet (1978) e doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1984). É formada também em interpretação e direção teatral pela Escola de Arte Dramática de São Paulo.

Foi professora associada da Universidade de São Paulo até o ano de 2013, quando, tornou-se professora categoria sênior, prosseguindo na atividade docente nas disciplinas de pós-graduação. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase nos seguintes temas: cultura brasileira, educação e cultura, arte contemporânea, ensino e formação universitária, identidade cultural afrolatinoamericana, arte e cultura.

Ministrou cursos de graduação e pós-graduação. Orientadora no Programa de Pós-Graduação Interunidades de Estética e História da Arte, e no Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina (PROLAM/ USP). Membro do Conselho Científico do NEINB Núcleo de Apoio a Pesquisas e Estudos Interdisciplinares sobre o Negro Brasileiro desde 1996.

Foi professora convidada durante o periodo de 2008-2009 junto à Universidade de Estudos Estrangeiros de Kyoto, Japão na área de Cultura Brasileira; orientou 33 mestrados e 20 doutorados, consultora da Fundação Ford, CNPq, CAPES e FAPESP, Presidente da CPG e Coordenadora do Programa Interunidades em Estética e História da Arte da Universidade de São Paulo. Membro da Comissão Julgadora do Prêmio Milton Santos da Câmara Municipal de São Paulo, por indicação da Congregação da Escola de Comunicação e Artes ECA/USP.