Você está aquiCelso Frederico

Celso Frederico


Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1970), mestrado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1975), doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1979) e livre-docência pela mesma universidade (1992). Atualmente é professor da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em sociologia da comunicação e sociologia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: marxismo, politica, trabalhadores, cultura e comunicacao. 

Artigos completos publicados em periódicos

1. FREDERICO, C. . Recepção: divergências metodológicas entre Adorno e Lazarsfeld. MATRIZes , v. 2, p. 157-172, 2008.

2. FREDERICO, C. . Comunicação e arte: o experimento sociológico em Brecht. Comunicação & Educação , v. 3, p. 13-18, 2008.

3. FREDERICO, C. . Brecht e a teoria do rádio. Estudos Avançados , v. 21, p. 429-446, 2007.

4. FREDERICO, C. . Lukács: o caminho para a ontologia. Revista Novos Rumos , v. 48, p. 42-48, 2007.

Livros publicados/organizados ou edições

1. FREDERICO, C. ; Francisco Teixeira . Marx no século XXI. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2008. 197 p.

2. FREDERICO, C. . A sociologia da cultura - Lucien Goldmann e os debates do século XX. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2006. v. 1. 168 p.

3. FREDERICO, C. . Dialética e materialismo. Marx entre Hegel e Feuerbach. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2006. v. 1. 127 p.

Capítulos de livros publicados

1. FREDERICO, C. . Classe e Lutas Sociais. In: Conselho Fderal de Serviço Social. (Org.). Serciço Social. Direitos Sociais e Competências Profissionais. Brasília: Conselho Federal de Serviço Social, 2009, v. , p. 255-266.

2. FREDERICO, C. . O consumo nas visões de Marx. In: Maria Aparecida Baccega. (Org.). Comunicação e culturas de consumo. 1 ed. São Paulo: Atlas, 2008, v. , p. 79-87.