Você está aqui


Entre os dias 18 a 21 de agosto, a ECA recebeu a 3ª Jornada Internacional de Histórias em Quadrinhos. Organizado pelo Observatório de Histórias em Quadrinhos (ECA - USP), coordenado pelo Prof. Waldomiro Vergueiro, o evento reuniu 200 pesquisadores e produtores no temaCom uma programação intensa de palestras, lançamentos de livros e palestras de convidados internacionais, o evento apresentou-se como o maior espaço de debate sobre quadrinhos de toda a América latina. 

Educação

A temática dos quadrinhos no ensino foi abordada, no evento, por perspectivas diferentes e por autores das mais variadas áreas, mas sempre ressaltando o grande potencial educativo presente nas HQs. Destacaram-se trabalhos com títulos como: “Imagens docentes nas HQs: a professora de Chico Bento”, de  Adriana Torquato Resende e Kézia Carvalho; “A criança e os quadrinhos, de Betania de Araújo; “Leitura de tiras no ensino de língua portuguesa”, de Daniela Raffo Scherer; “50 anos do golpe militar no Brasil. O que as HQs têm a ver com isso?”, de Geisa Fernandes e “O ouso dos quadrinhos no ensino da cultura afro-brasileira. Aplicação da Lei 10.639”, de  Nobu Chinen, entre outros.

Educomunicação

A aluna da Licenciatura em Educomunicaçao, Natália Sierpinski, apresentou trabalho que tem por base sua iniciação científica tratando da representatividade feminina nos quadrinhos, com enfoque na Saga da Fênix Negra, que também problematiza a educação, apontando a importância de trabalhar as questões de gênero em sala de aula e como os quadrinhos e a educomunicacao podem contribuir com isso. 

Vale destacar que a licenciatura em Educomunicação possui um coletivo com a temática da discussão dos quadrinhos voltado ao ensino, chamado Educomics.

 

Lançamentos

Durante a 3ª Jornada foram lançados 10 livros, entre eles A Linguagemdos Quadrinhos: estudos de estética, linguística e semiótica, de Waldomiro Vegueiro e Roberto Elísio dos Santos e “Uma Revista Muito Louca: análise do humor da MED magazine”, de Roberto Elísio dos Santos. 

Para ter acesso a todos os lançamentos visite a página: 

http://www2.eca.usp.br/jornadas/lancamento_livros.php