Você está aqui


Durante o Congresso Intercom 2016, que ocorreu entre os dias 5 e 9 de setembro, na ECA-USP, foram oferecidas 25 oficinas e minicursos ministrados por alunos da Licenciatura em Educomunicação.

 

A oficina “Lei de acesso à informação, transparência e controle social da gestão pública”, por Guilherme Yazaki (foto 1); a oficina “Educomunicação e Arte/Educação: dos seres imaginários à fotografia Lightpainting”, por Bruna Salgueiro Silva, Carlos Alberto Maffei Filho, Isabela Rosa da Silva, Renata Garabedian Mie, Mauricio da Silva.

 

A oficina “Podcasting, criação de conteúdo e criatividade”, por Narayan Barreira. (foto 2), foi realizada nos laboratórios de computadores e teve como produto a realização de 2 podcasts.

O minicurso: “Representação feminina, sexismo e preconceitos: da mídia para a sala de aula”, por Natália Sierpinski (foto 3), tendo bastante repercussão entre os participantes.

 

 

 

 

Oficina de LightPainting

 

Na manhã do primeiro dia do Intercom2016, como parte da programação de oficinas e cursos, Bruna Salgueiro Silva (da Pedagogia FE/USP),  Isabela Rosa, Renata Mie e Mauricio Silva (da Licenciatura em Educomunicação ECA/USP), ofereceram o oficina “Educomunicação e Arte/Educação: dos Seres Imaginários ao LightPainting”.

A oficina procurou proporcionar uma experiência de construção de relações entre a criação de personagens a partir da literatura, usando como base “O livro dos seres imaginários” de Jorge Luis Borges e “Cidades Invisíveis” de Italo Calvino - , o desenho e a linguagem corporal, fazendo com que o participante se transformasse em seu ser imaginado a partir da técnica do LightPainting.

  

Fotos: Mauricio Silva

Como forma condensada da proposta realizada em 2015 com crianças de 6 a 11 anos de idade no “Nosso Ateliê Animado”(oferta do projeto de extensão “Ateliê de Artes para Crianças” do Departamento de Artes Plásticas da USP), o objetivo era propor um diálogo entre educadores, comunicadores, arte/educadores sobre a potencialidade de atividades que trabalham processos e produtos, elementos estéticos e artísticos, mas que ao mesmo tempo promove o aprendizado através das trocas, do trabalho pessoal e colaborativo.