Evento em novembro terá foco no impacto das novas tecnologias digitais na comunicação; haverá certificado de participação e apresentação de trabalhos

Estão abertas as inscrições para o seminário ‘Privacidade, Sigilo e Compartilhamento: o impacto das novas tecnologias na comunicação’. O evento, a ser realizado nos dias 17 e 18 de novembro no CPF (Centro de Pesquisa e Formação) do Sesc, irá discutir o exercício da liberdade de expressão em ambientes digitais.

Os debates serão sobre os desdobramentos sociais de temas como o direito ao silêncio e ao esquecimento, segurança na Internet, além do vazamento de informações e proteção de dados.

Entre os confirmados para o evento, estão os professores da ECA-USP Eugênio Bucci e Luli Radfaher, a advogada e integrante da Comissão Especial de Defesa da Liberdade de Expressão da OAB, Taís Gasparian, o jornalista Allan de Abreu e a professora da FAU-USP Giselle Beiguelman. Organizado pelo Obcom (Observatório de Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura da ECA-USP), o Instituto Palavra Aberta e o Sesc, por meio da unidade CPF, o evento terá duas formas de inscrição: ouvinte ou apresentação de trabalho. Nos dois casos, a inscrição é gratuita e terá certificado de participação.

As propostas de trabalhos poderão ser enviadas individualmente ou em coautoria. Professores, pesquisadores, estudantes, profissionais, agentes culturais e representantes de entidades governamentais, privadas e do terceiro setor, podem enviar trabalhos com interesse no tema proposto. Após avaliação, as propostas serão agrupadas de acordo com critérios de afinidade temática a fim de organizar grupos de discussão durante o evento.

As apresentações terão 15 minutos cada. Para a coordenadora do Obcom, Profa. Dra. Cristina Costa, o Seminário Privacidade, Sigilo e Compartilhamento será uma oportunidade especial de discutir os desafios contemporâneos da liberdade de expressão. “O desenvolvimento das novas tecnologias coloca a questão da liberdade de expressão em novo patamar, colidindo, muitas vezes, com outros direitos, como autoria, privacidade, segurança, entre outros. Para debater os novos limites que se impõem à liberdade de expressão, estudaremos essas questões no seminário”, afirma Cristina Costa.

Para informações e inscrições para o Seminário Privacidade, Sigilo e Compartilhamento acesse o link: http://obcom-usp.com.br/

Seminário Privacidade, Sigilo, Compartilhamento

Data: 17 e 18 de novembro de 2016

Horário: 10h-19h

Local: Centro de Pesquisa e Formação do Sesc de São Paulo

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar Bela Vista - São Paulo - SP

Organização: Observatório de Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura da USP (Obcom); Instituto Palavra Aberta e Centro de Pesquisa e Formação do Sesc de São Paulo (CPF-Sesc).

Contato: obcom@usp.br; www.usp.br/obcom  ou (11) 3091-1607