Você está aqui


Através de um acordo de cooperação entre a Universidade Federal de Santa Maria, e a Universidade Eduardo Mondlane e a Universidade Pedagógica de Moçambique, ambas localizadas em Maputo, a professora Rosane Rosa, associada da ABPEducom, vem promovendo, com a colaboração da CAPES, ao longo do segundo semestre de 2016, atividades na área da educomunicação na capital de Moçambique, África.

Em setembro, Rosane Rosa ministrou seminário sobre educomunicação junto ao Núcleo de Educação e Comunicação Social, bem como ao Centro de Estudos Interdisciplinares de Comunicação da Universidade Eduardo Mondlane. Já em outubro, atendeu docentes do programa de mestrado da Universidade Pedagógica, lecionando um modulo de 60h sobre educomunicação, destinado a um grupo de professores universitários de diferentes áreas, como : comunicação, ciências da informação, design e multimidia e informática educativa.

Em suas atividades, a professora faz uso da plataforma digital tipo moodle, disponibilizando artigos de Paulo Freire, Mario Kaplun, Ismar Soares, Adilson Citelli e Claudemir Viana. Uma das atividades da disciplina foi examinar os sites da ABPEducom, do NCE/USP e de Licenciatura em Educomunicação.

O Projeto, realizado em parceria com o Prof. Felix Singo, permite pro-mobilidade (Brasil-Moçambique), oferecendo 2 bolsistas de graduação e 1 de doutorado sanduíche para o ano de 2017 e mais 3 vagas para o ano de 2018. A prioridade é para estudantes negros, mulatos, indios e deficientes. Atendendo demanda emergente no pais africano, Rosa e Singo planejam promover, em 2018, em Maputo, um congresso sobre Educomunicação Brasil-Moçambique