Você está aqui


O Congresso de Comunicação Social do Congresso Nacional acaba de disponibilizar a transcrição do seminário sobre Educação Midiática e Informacional no Brasil – Um Olhar a Partir da Perspectiva da Unesco, ocorrido em Brasília, no dia 7 de novembro de 2016.

Na introdução do livreto, o Presidente do CCS, Dr. Miguel Cançado, explica que o evento havia sido proposto pelo Prof. Ismar de Oliveira Soares, membro do CCS e Presidente da ABPEducom, que coordenou o evento. O seminário contou como expositores, com a presença da Profª Raquel Paiva, da UFRJ; da aluna Clarice Villari (14 anos), do Colégio Dante Alighieri; da aluna Maria Eduarda Silva de Oliveira (13 anos), da EMEF Casa Blanca de São Paulo; da Profª Sandra Zita Silva Tiné, do MEC, e do Senhor Alton Grizzle, articulador do Programa GAPMIL da UNESCO.

 

O livro, ilustrado com fotos, é composto de 44 páginas de relatos colhidos pela equipe de taquigrafia do Senado.  

 

O volume tem um valor documental, levando em conta a especificidade das funções ocupadas pelos integrantes do painel: uma pesquisadora da UFRJ (com projetos de educação midiática na Favela da Maré no Rio); uma representante do MEC (reconhecendo a importância do ministério haver priorizado a educomunicação como referencial para o projeto Mais Educação, chegando a atender mais de 4 milhões de aluno; duas representantes de um projeto interinstitucional de educomunicação, trazendo o testemunho dos adolescentes participantes de projetos de educação midiática e, finalmente, a palavra da própria UNESCO, sobre os fundamentos da Media and Information Literacy.

O livro Educação Midiática e Informacional no Brasil – Um Olhar a Partir da Perspectiva da Unesco pode ser acessado em PDF, arquivado neste site.