Trata-se da entrevista concedida pelo Prof. Marciel Consani à Rádio USP, dia 24 de abril, com reprise no dia 29, sobre o potencial do Samba como forma de ação educomunicativa. Em seu diálogo com o Prof. Ricardo Alexino, apresentação do programa, o Prof. Consani identificou o gênero como um fenômeno midiático desde suas origens, levando em conta o fato de seu reconhecimento ter-se dado a partir do primeiro registro fonográfico identificado, com a música "Pelo Telefone", de Donga, em 2016.

Em suas considerações, o entrevistado buscou a contextualizar esta expressão musical popular na vertente educomunicativa da "Expressão Comunicativa pelas Artes". De acordo com o professor, a ideia de uma Leitura Midiática do Samba não se prende aos moldes culturalistas-frankfurtianos, pois visa, antes de tudo, orientar intervenções em contextos formais e não formais de ensino, nos quais o Samba tema a possibilidade de se tornar num elemento transversal e interdisciplinar bastante adequado para articular conceitos e emoções na linha da promoção dos Direitos Humanos, a serviço, por exemplo, de disciplinas como História e Cultura Afro-Brasileira (objeto da Lei 10.639/2003).

Marciel Consani, professor da Licenciatura em Educomunicaçao, é doutor em Ciências da Comunicação com a pesquisa “Mediação tecnológica na Educação: conceito e aplicações”, defendida na ECA-USP e mestre em Música, com a pesquisa “Avaliação de softwares na educação musical, modalidade: percepção”, defendida na UNESP.

Artes ganha espaço na Licenciatura em Educomunicação

A entrevista com o Prof. Marciel representou, ao longo dos últimos cinco meses, a quarta manifestação significativa em favor da relação entre as Artes e o universo da Educom. As outras três manifestações foram: 1ª. A apresentação e defesa do TCC de Guilherme Manarin, com o título Educom dá Samba? Práticas educomunicativas consolidam a educação Afro-brasileira na Escola, defendida em dezembro de 2016, e que contou com a orientação do prof. Dr. Marciel Consani; 2ª. O espaço ganho para o debate sobre temas relacionados ao mundo das Artes, na disciplina AACC, do programa acadêmico da Licenciatura, sob a responsabilidade da Profa. Maria Cristina Costa e 3ª.

A defesa da dissertação de mestrado de Mauricio Silva, também aluno da Licenciatura, promovendo uma aproximação ente Arte-Educação e a prática educomunicativa, sob a orientação da Profa. Cristina Rizzi.

Veja o vídeo “Samba da Vela - Expressão e Resistência”, produzido por Manarin para a defesa de seu TCC: https://www.youtube.com/watch?v=-q9HkR4hfJI

O Programa

O programa “Diversidade em Ciência” é uma atividade de Cultura e Extensão voltado à divulgação científica, relacionada à diversidade e aos direitos humanos. Vai ao ar toda segunda-feira, às 13 horas, com reapresentação aos sábados, às 14 horas, com direção e apresentação de Ricardo Alexino Ferreira e edição de áudio de João Carlos Megale. O programa é gravado nos estúdios do Departamento de Comunicações e Artes/Educomunicação, da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).

A Rádio USP-FM pode ser sintonizada em 93,7 MHz/SP ou pelo link: http://jornal.usp.br/radio/