Foi publicado edital de seleção para o Programa de Bolsas Ibero-Americanas Santander Universidades (693/2017), que oferece 26 bolsas no valor de R$ 10.032,90 (dez mil, trinta e dois reais e noventa centavos), para alunos de graduação, para a realização de intercâmbio acadêmico durante o 1º semestre de 2018 em Instituições de Ensino Superior (IES) estrangeiras parceiras da USP.

O estudante interessado deverá consultar e se inscrever no site do Programa, disponível no seguinte link:

O requerente também deverá consultar a CRInt/CCInt local sobre os critérios e procedimentos para inscrição no sistema Mundus, a qual será feita exclusivamente pela CRInt/CCInt local. As inscrições deverão ser realizadas de 1º de junho até as 12h00 do dia 09 de junho de 2017, exclusivamente pela Unidade USP, por intermédio do Sistema Mundus (Procedimento no Mundus para conclusão: registro da situação Deferido).

É responsabilidade do candidato verificar os critérios, requisitos, condições e demais prazos previstos no Edital 693/2017. As inscrições e as dúvidas devem ser enviadas através do Fale Conosco no seguinte link:

https://uspdigital.usp.br/mundus/faleConosco com o assunto: Editais - Intercâmbio.

Financiamento de Pesquisas

A Unión Iberoamericana de Universidades (UIU) anuncia chamada para financiamento de projetos de pesquisa em colaboração, com pelo menos três das instituições parceiras na rede. A UIU é uma rede formada pela Universidade de São Paulo, Universitat de Barcelona, Universidad de Buenos Aires, Universidad Nacional Autónoma de México e Universidad Complutense de Madrid.

O objetivo é financiar propostas, que deverão ser submetidas apenas por docentes USP, que tragam resultados de qualidade, como treinamentos para pós-graduandos ou docentes em início de carreira e publicações conjuntas.

As inscrições se encerram no dia 30 de junho de 2017 e devem ser submetidas apenas pelo email: uiu@ucm.es