Trazendo como destaque uma entrevista com o Prof. Ismar de Oliveira Soares, conduzida pelo Prof. Claudemir Viana, a Revista da ALAIC acaba de lançar sua 26° edição, tendo como tema central Comunicação, educação, tecnologia e desenvolvimento.
A assunto central do dossiê volta-se para temas que integram os grupos de trabalho da ALAIC há três décadas, tendo mesmo sido objetos de coletâneas publicadas pela entidade. Segundo a editora da revista, Margarida M. Krohling Kunsch, e as coordenadoras do dossiê dessa edição, Luz María Garay, Monica Franchi Carniello e Paula Morabes, a formação de uma consciência crítica só será possível se o processo comunicativo e o processo educativo estiverem imbricados, gerando uma prática transformadora.
Os trabalhos inseridos no número 26 resultam de pesquisas situadas no Brasil, na Bolívia, no Chile, na Argentina, no Uruguai, em Cuba e no México, refletindo a capilaridade dos estudos que entrelaçam comunicação, tecnologia e desenvolvimento na América Latina. O conjunto de artigos evidencia alguns aspectos norteadores deste debate. Um primeiro aspecto é a permeabilidade das mídias tradicionais e sociais nas diversas instâncias da sociedade, desde os espaços institucionais até grupos minoritários que se apropriam das tecnologias de comunicação para ampliar sua voz na sociedade. Um segundo aspecto é o que legitima a escola como protagonista da mudança social por meio da educação, estabelecendo a interface com o campo da comunicação por meio da difusão do conceito e das práticas da chamada educomunicação. Um terceiro aspecto é o que apresenta estudos de mídias que se estruturam como instrumentos de desenvolvimento regional, ao se distanciarem do modelo de mídia comercial, predominante na maioria dos países latino-americanos.
Veja os artigos, que voltam-se expressamente sobre o campo da educomunicação:
Sérgio Fabiano Annibal, Caroline Kraus Luvizotto, Érika Porceli Alaniz
Richard Romancini, Fernanda Castilho
Julio César Mateus, María Teresa Quiroz
A edição completa encontra-se disponível no site: