Você está aqui


A revista Viração, um projeto social apoiado pelo Núcleo de Comunicação e Educação (NCE) da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, recebeu o Prêmio Internacional de Educomunicação, concedido pela União Católica Internacional de Imprensa (Ucip), com sede em Genebra, na Suíça.

Criada para ser uma revista impressa desenvolvida por jovens, com jovens e para jovens, a Viração surgiu em 2003, com 5 mil exemplares. Ela busca ser um espaço para que adolescentes e jovens possam se expressar além das mídias escritas por adultos e produzidas por grandes conglomerados editoriais. O jornalista Paulo Lima, editor da revista, trabalha com o conceito de educomunicação como uma estratégia socioeducativa de trabalhar com adolescentes e jovens tanto as questões pessoais como as temáticas que envolvem ações públicas. “As atividades educativas que são trabalhadas através da educomunicação favorecem que os conteúdos sejam incorporados de maneira lúdica e fortalecem o posicionamento político e pessoal do grupo. Tudo é feito em conjunto: as discussões, as pautas etc.”, destaca Lima. “O prêmio internacional veio para reconhecer uma ideia inovadora que virou realidade.”

Segundo o coordenador do NCE, professor Ismar de Oliveira Soares, o prêmio é importante porque aponta para a responsabilidade social da mídia. “A Viração é um trabalho midiático reconhecido internacionalmente como uma proposta de democratização da comunicação.”

Fonte: Jornal da USP, 27 de Agosto de 2010