Você está aqui


A Revista eletrônica PontoCom, distribuída a partir do Rio de Janeiro, deu destaque, em sua edição de 12 de setembro, ao encontro realizado na USP, no dia 14, reunindo especialistas vinculados ao projeto Um Comuptador por Aluno, do Governo Federal. Segue o texto:

Crianças e computador. Certo ou errado? O tema é polêmico e controverso, pelo menos para as escolas. Para as escolas, porque para a maior parte das famílias que tem acesso à tecnologia o uso é bastante rotineiro. Fato comprovado pela Pesquisa Nacional Por Amostra de Domicílios (Pnad), divulgada na última semana. De acordo com o IBGE, a faixa etária entre 10 e 14 anos foi a que registrou maior aumento de acesso à web. Em 2005, eram 24,3%. Em 2009, pulou para 58,8%. Pode a escola ignorar esta realidade?

No próximo dia 14, haverá um bom debate sobre o tema. Acontecerá, em São Paulo, na USP, o 3º Encontro sobre os Laptops na Educação. Segundo a coordenadora e idealizadora do evento, a professora Denise Vilardo, “o sucesso escolar não depende das máquinas, mas certamente o uso que se fará delas nos trará inúmeras possibilidades de novos conhecimentos, de circulação de informação mais atualizada e de uma ressignificação da aprendizagem com mais sentido”.

O encontro reunirá representantes governamentais e, o mais interessante, professores de vários cantos do país que já vêm trabalhando, de forma piloto, no programa Um Computador por Aluno (UCA), no qual estudantes recebem um laptop para as atividades escolares.
 

Fonte: http://www.revistapontocom.org.br/category/ponto-central