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Um novo livro intitulado Educomunicación: más allá del 2.0 está sendo preparado para lançamento até o final do ano. Trata-se de uma coletânea de artigos de renomados especialistas ibero-americanos, sob a coordenação do argentino Roberto Aparici, professor da UNED – Universidade Nacional de Educação a Distância de Madri, Espanha.

Os autores, representando Argentina, Brasil, México, Peru e Espanha são: Daniel Prieto Castillo, Jorge Huergo, Delia María Crovi Druetta, Ismar de Oliveira Soares, Agustin Garcia Matilla, Alfonso Gutierrez, Teresa Quiroz, José Antonio Gabelas, Joan Ferres, Guillermo Orozco e Carlos Scolari.

Trata-se de especialistas com longa trajetória na reflexão sobre a “relação comunicação e educação” e sobre os “estudos da recepção”, na Península Ibérica e na América Latina. Alguns estão no campo desde o final dos anos 70. Todos são protagonistas de projetos de ação educomunicativa ou de pesquisa no campo com reconhecimento internacional. Roberto Aparici, Agustín Matilla, Alfonso Gutierrez e Ismar Soares, por exemplo, participarem, dos congressos internacionais sobre a pedagogia da imagem, promovidos em La Coruña, Espanha, nos meados dos anos 1990, representando a primeira tentativa de superar a distância que se interpunha entre os pensadores europeus e os latino-americanos no campo da educação para a comunicação.

O fato de todos concordarem em assinar um artigo num novo livro sobre educomunicação revela o quanto o conceito trabalhado pelo NCE-USP, desde 1999, e agora título de uma nova graduação na USP ganhou legitimidade entre os pesquisadores da área.

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