O site do Observatório da Imprensa acaba de publicar um artigo sobre a necessidade do estado brasileiro preocupar-se com o tema da recepção das mensagens dos meios de comunicação ou da "educação para a mídia". O artigo é assinado por Marlos Mello em 28/9/2010 e está acessível no endereço: http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos.asp?cod=609JDB017

O Observatório da Imprensa é uma iniciativa do Projor – Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). É um veículo jornalístico focado na crítica da mídia, com presença regular na internet desde abril de 1996. Nascido como site na web, em maio de 1998, o Observatório da Imprensa ganhou uma versão televisiva, produzida pela TVE do Rio de Janeiro e TV Cultura de São Paulo, e transmitida semanalmente pela Rede Pública de Televisão. Em maio de 2005, o Observatório da Imprensa chegou ao rádio, com um programa diário transmitido pela rádio Cultura FM de São Paulo, rádios MEC AM e FM do Rio de Janeiro, e rádios Nacional AM e FM de Brasília.