Você está aqui


Encontro tem como objetivo debater educomunicação, mobilização social e política e integrar adolescentes e jovens de todo o País.

Entre 10 e 14 de outubro de 2010, adolescentes e jovens brasileiros se reunirão em Mairiporã, na Grande São Paulo, para participar do IV Encontro Nacional dos Virajovens (participantes de Conselhos Jovens da Viração Educomunicação). Os integrantes dos Conselhos participam dos projetos e da produção de reportagens para a revista e o portal da Viração.

O primeiro Encontro Nacional da Viração aconteceu em 2006 em São Paulo. Os eventos seguintes aconteceram em 2007 e 2009, também na cidade. Os momentos presenciais da rede garantem troca de conhecimento e experiências, formação pessoal do participante, integração, espaços de debate e articulação política para mobilização social.

No evento deste ano, participarão 55 integrantes da rede dos Virajovens de 22 Estados brasileiros e no Distrito Federal, representando todas as regiões do país. A programação contará com oficinas, grupos de trabalho e mesa com especialistas sobre Participação Política e Juventude, além de diversos momentos de integração.

Para Lilian Romão, diretora-executiva da Viração Educomunicação, o encontro representa a articulação, diálogo e integração das juventudes. “É a possibilidade real de adolescentes e jovens pensarem juntos, fazerem ação política e pensarem a comunicação que querem construir”, destaca.

O IV Encontro Nacional dos Virajovens é apoiado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Fundação Friedich Ebert, Conselho Nacional da Juventude (Conjuve), Secretaria Nacional da Juventude e o site Outras Palavras.

A Viração Educomunicação

A Viração Educomunicação é uma organização não-governamental de educomunicação, sem fins lucrativos, criada em março de 2003. Recebe apoio institucional do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), da Organização das Nações Unidas para a Educação e Cultura (Unesco), do Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo e da Agência de Notícias dos Direitos da Infância (Andi). Além de produzir uma revista construída coletivamente pela Rede de Virajovens, oferece cursos e oficinas em comunicação popular para jovens adolescentes.

Mais informações

Vivian Ragazzi – coordenadora do Movimento Virajovem
Tel: 11- 9217-7096
vivian@viracao.org