A Empresa Página Editora acaba de laçar  o Jornal Nova Lapa, contando com a participação de alunos do 5º Semestre do Curso de Editoração das Faculdades Integradas Rio Branco.

Eduardo Fiora, editor de conteúdo do veículo e educomunicador, informa que, inicialmente, sob a orientação do professor Fabricio Marangon, foram apresentadas duas propostas (contando pontos no sistema de avaliação semestral) assinadas por dois grupos de estudantes. Numa segunda etapa, um colegiado de docentes das Faculdades Rio Branco elegeu o projeto vencedor, apresentando-o à Página Editora. Na etapa seguinte, profissionais da empresa, em conjunto com o professor Fabricio, arredondaram a concepção gráfica em seu formato final.

Enquanto o projeto gráfico era desenvolvido, uma equipe de alunos do 5º semestre do curso de Jornalismo, coordenados e orientados por Eduardo Fiora se debruçava na execução da pauta de matérias propostas para ocuparem as páginas da primeira edição do Jornal.

Foram exatos cem dias de preparação, envolvendo reuniões de análises, trabalhos em grupo, trabalhos de campo (entrevistas), reuniões de avaliação entre outras atividades, até que o projeto piloto fosse finalizado, com a diagramação sendo executada pelos alunos da Rio Branco. O resultado foi totalmente positivo, tanto que o projeto piloto foi logo transformado em edição número 1, lançada, inicialmente, com periodicidade bimestral.

Segundo Fiora, as edições futuras, do ponto de vista gráfico e também editorial, seguirão nesse modelo educomunicativo de produção, envolvendo, de um lado, experientes profissionais da Página Editora e, do outro, alunos das Faculdades Integradas Rio Branco. O jornal se apresenta como publicação que buscará sua viabilidade financeira a partir de inserção de publicidade de empresas da região convidadas a serem parceiras dessa iniciativa.

Clique aqui e baixe a íntegra do número 1 do Jornal Nova Lapa.