Paulo Lima, em mensagem enviada da Itália, onde presta serviço para a UNICEF, informa sobre os avanços da Educomunicação na África e na Itália, detalhando as novidades ocorridas entre setembro e outubro de 2010.

Paulo Lima fala para jornalistas da UCIP, em Ougadougou

Seguem os tópicos de seu relato:

1. Congresso Mundial da UCIP: Realização de uma palestra sobre o conceito e a prática da educomunicação, com duração de 2 horas, destinada a um grupo de 200 jornalistas africanos durante o congressso da UCIP, em Ougagougou, Burkina Faso. Em outro momento do evento, ocorrido entre 12 e 19 de setembro, a ralização de uma oficina de 2 horas acompanhada por 9 jovens jornalistas africanos. As atividades tiveram a participação do próprio Paulo Lima e do Prof. Ismar de Oliveira Soares, do NCE-USP.

Como resultado final dos trabalhos, foi criado o blog: http://www.ucipkibare.blogspot.com/, que está sendo animado pelo Guel Cyrille. Participaram dos nossos trabalhos:

• Cyrille GUEL (Burkina Faso)
  • Constant A. GNANOU (Burkina Faso)
  • Emmanuel LOMPO (Burkina Faso)
  • Kuha INDYER (Nigéria)
  • Lucien MENDY (Sénégal)
  • Mariam OUEDRAOGO (Burkina Faso)
  • Paul DAH (Burkina Faso)
  • Romain NEBIE (Burkina Faso)
  • Usnie GRACE (Nigéria)

A educomunicação foi inserida nas resoluções do Congresso Mundial da UCIP (http://www.ucip.ch/cg/bf/aa.htm), o que nos dá ainda mais legitimidade como Viração e NCE para atuar junto a essa associação internacional.

2. Viração Burkina: Fruto imediato das atividades durnate o congresso da UCIP e, sobretudo, do acompanhamento que o Lima vem dando aos jovens jornalistas africanos é o projeto de criação de Viração Burkina que está sendo impulsinado por Guel Cyrille. Guel é formado em história e faz especialização em ciências da informação e da comunicação. Ele acaba de traduzi o estatuto da Viração Educomunicação, do Brasil, para o francês e está criando um regulamento junto com um grupo de mais 5 jovens jornalistas e estudantes do ensino médio.

Nesse momento a equipe coordenadora da Viração estuda modos de melhor ajudar o pessoal do Burkina Faso.

3. Viração Itália: Pouco a pouco está sendo formado um pólo de difusão da Educomunicação na Itália através da criação de uma ONG provisoriamente denominada Viração World . Paulo conta, para esta empreitada, com a colaboração de jovens comunicadores italianos, entre os quais Renata Corona, Chiara Santamaria, Emanuela de Cicco e Isabela Bruni, esta última, uma recém-formada jornalista da Università Sapienza, de Roma, que acaba de escrever um livro sobre A Educomunicação Brasileira, fruto de suas pesquisas no Brasil.

Ismar e Paulo Lima no Congresso em Burkima Faso

4. Educomunicação Unicef Itália: Paulo Lima está fazendo uma consultoria para o Movimento Younicef for Unicef e o projeto Unite for Climate. A proposta é trabalhar comunicação para a mobilização social por meio da Educomunicação. A cada 15 dias, Lima viaja a Roma para uma formação e atividades de coordenação compartilhada desses dois projetos. Um grupo formado por 9 representantes das regiões italianas integra a coordenação dos trabalhos do movimento que já está presente em 45 cidades. Está previsto para o final de outubro o segundo encontro nacional dos participantes do projeto (o primeiro aconteceu em maio deste ano). Para tornar mais efetivo o trabalho, o grupo faz uso constante do skype, com videoconferências praticamente todos os dias.

5. Grupo Green Team: Outro projeto de educomunicação, este no universo do ensino formal, vem ocorrendo com um grupo de 20 adolescentes entre 15 e 16 anos e 3 professoras de Geografia, Biologia e Ciências do Liceu Bertran Russel, de Cles, na região de Trento, com o desenvolvimento de práticas educomunicativas pensadas a partir da Conferência Local no âmbito da Conferência Internacional Infanto-juvenil Vamos Cuidar do Planeta. Trata-se de uma ação no âmbito da educomunicação sócio-ambiental. Os encontros semanais, com duração de semanais de 2 horas, após as aulas regulares.

O jovem Davide Corradini, de apenas 15 anos acaba de criar para esta ação o domínio de segundo grau: www.viracaoworld.tk (que cai no blog: www.viracaoworld.blogspot.com). Não percam o texto que Davide preparou para explicar aos outros do grupo sobre como criar o domínio gratuíto também para o blog do Green Team.

A assessoria oferecida por Paulo Lima é como contrapartida à colaboração que a Província de Trento oferece o projetos da Viração, no Brasil.

6. MED: Paulo Lima participa oficiamente da Associação Italiana de Educação aos Meios e à Comunicação (MED), que reúne profissionais, educadores e pesquisadores acadêmicos de toda a Itália que atuam no campo da mídia-educação. Nos dias 20 e 21 de outubro participarou da assembléia anual da assciação, em Roma. a proposta de Lima é a de estreitar laços e compartilhar experiências entre os dois modos de se trabalhar a interface entre educação e comunicação (a Media Education e a Educomunicação).