Chegou ao fim no domingo, 17 de outubro de 2010, a primeira edição do Festival Paulistano de Vídeo nas Escolas. O evento teve lugar na Galeria Olido, em São Paulo, sob a responsabilidade da ONG "Coletivo Nossa Tela".

O Festival mostrou um panorama do vídeo produzido em sala de aula, apresentando aos jurados um total de 75 vídeos dos estados de São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro.

A produção foi reunida em 9 programas, cada um com 70 minutos em média, contendo filmes que variam de 1 a 30 minutos.

Mais de 1000 pessoas assistiram as produções, sempre com um debate ao final de cada sessão. Estiveram presentes realizadores, professores, diretores, coordenadores pedagógicos, estudantes e público em geral.

O resultado da competição apresentou a seguinte classificação:

Categoria Professores:

1º Lugar: filme “Arremesso”, produzido pelo professor Carlos Alberto Barros da EMEF CEU Vila Curuça de São Paulo.

2º Lugar: filme “Zona Noise”, produzido pela professora Edna Lucia Martins Dantas da EMEF Dr. Elias de Siqueira Cavalcanti de São Paulo.

3º Lugar: filme “Diário de Classe”, produzido pelo professor Luiz Claudio Motta Lima do Núcleo Arte Grécia do Rio de Janeiro.

Categoria Estudantes acima de 12 anos:

1º Lugar: filme “O Baú de histórias”, produzido pelos alunos da professora Maisa Paes de Almeida da EMEF CEU Vila Atlântica de São Paulo.

2º Lugar: filme “Movimento no Duque”, produzido pelos alunos de Eja da professora Marcia Dias da Silva, Janaina Monteiro e Joab Dias Couto da EMEF Duque de Caxias de São Paulo.

3º Lugar: filme “Jornal Cinemal”, produzido pelos alunos da professora Jéssica Candal do Colégio Medianeira de Curitiba.

Categoria Estudantes até 12 anos:

1º Lugar: filme “Jornal do Folclore”, produzido pelos alunos da professora Elayni Cristina Silveira Berzaghil da EMEF Morro Grande de São Paulo.

2º Lugar: filme “Jornal do Nava”, produzido pelos alunos da professora Gislene Meschiati da EMEF Pedro Nava de São Paulo.

3º Lugar: filme “Em Busca da Carobinha”, produzido pelos alunos da EM Casimiro de Abreu sob orientação do educador Pedro Sol do Rio de Janeiro.

Para outras informações, envie solicitação para oficinas@nossatela.com.br