A revista Carta na Escola, publicação mensal vinculada à Carta Capital, publicou, em sua edição de outubro, nas páginas 60-61, uma reportagem assinada por Ricardo de Carvalho, tendo como título "Novo curso de comunicação educativa". A matéria traz entrevistas com Ismar Soares, coordenador do projeto, que assinala para a origem do conceito de edumunicação na luta da sociedade civil para ampliar as formas de expressão comunicativa de seus vários segmentos, lembrando o papel histórico de experiências como a do Movimento de Educação de Base (MEB), que usava o rádio para a alfabetização de adultos nos anos 50 e 60. Outra depoente foi Sandra Pereira Tosta, da PUC-MG, que aponta para o caráter pioneiro da iniciativa da ECA/USP. Finalmente, o artigo ilustra a prática educomunicativa apresentando o trabalho da Secretaria de Educação do município de São Paulo, através do projeto Nas Ondas do Rádio. A matéria é ilustrada com duas fotos de ações de projetos do Núcleo de Comunicação e Educação da USP: Carlos, um jovem da FUNDHAS - Fundação Helio Augusto de Sousa, de São José dos Campos, SP, e uma jovem do Colégio São Luis, Marcela, que integrou a equipe de cobertura educomunicativa do Encontro Internacional África Brasil, de 2005.

Carta na Escola, ação educomunicativa

A revista Carta na Escola foi criada por Mino Carta. Tem periodicidade mensal, com uma média de 66 páginas, assumindo como característica o desenvolvimento de uma ação educomunicativa a partir do campo da mídia, promovendo uma produção jornalística em diálogo com as necessidades do sistema de ensino no que diz respeito à leitura do mundo, mediante a produção comunicativa cotidiana. Mais informações www.cartanaescola.com.br.