A convite dos alunos da Licenciatura em Geociências e Educação Ambiental da USP, o Prof. Ismar de Oliveira Soares, Chefe do Departamento de Comunicações e Artes da ECA, proferiu palestra, na noite de 26 de outubro, sobre a Educomunicação e práticas de ensino. O auditório reuniu professores e alunos do Instituto de Geociências interessados em conhecer os fundamentos do novo conceito e entender como funcionará a Licenciatura em Educomunicação a vigorar, na USP , a partir de fevereiro de 2011.

Em sua exposição, o Prof. Ismar lembrou que as práticas alternativas de comunicação utilizadas ao longo das últimas décadas por ativistas do movimento ambientalista em todo o mundo estiveram na origem das ações que hoje são denominadas como “educomunicativas”: a intencionalidade educativa; o olhar voltado para o interesse da comunidade; o uso de procedimentos baseados numa gestão compartilhada e democrática dos recursos e linguagens da informação. Lembrou, ainda, o professor da ECA que o Núcleo de Comunicação e Educaçãoda ECA já havia organizado, no espaço do SESC- Vila Mariana, em 2008, um simpósio sobre Jornalismo, Meio Ambiente e Educomunicação. Comentou, também, que o Ministério do Meio Ambiente implementa, desde 2005, um programa denominado “Educomunicação Socioambiental”, que prevê a prática do conceito, mediante projetos que levam os procedimentos educomunicativos às comunidades residentes nas 350 áreas de preservação ambiental em todo o país, possibilitando o uso de recursos como a mídia impressa e audiovisual, além da mídia digital, para a mobilização e a preservação ambiental.

Segundo os promotores do evento, a palestra possibilitou o início de uma promissora cooperação entre a Licenciatura em Geociências e Educação Ambiental do Instituto de Geociências e a Licenciatura em Educomunicação da ECA/USP.

A palestra do Prof. Ismar foi noticiada no site da USP. Acesso: http://www.usp.br/imprensa/?p=4823.