A Secretaria de Educação da Prefeitura de Belo Horizonte acaba de criar uma área/equipe especifica de Educomunicação, destinada a desenvolver um trabalho de integração midiática nas escolas, implementando ações que envolvam a produção de vídeo, rádio, jornal, dança, teatro e outras intervenções urbanas, envolvendo estudantes do Programa Escola Integrada.

A animação do programa foi confiado à ONG Oficina de Imagens, uma das integrantes da Rede CEP – Comunicação, Educação e Participação, instituição que congrega organizações que desenvolvem projetos educomunicativos, em várias cidades brasileiras.

Segundo Paula Kimo, integrante da equipe da Oficina de Imagens, o objetivo do projeto é pautar o conceito e as praticas de educomunicação como política pública na capital mineira: “Desde 2000, por meio da formação de professores da rede, a Oficina de Imagens vem provocando a utilização das TIC's de forma articulada ao currículo escolar, o que culminou no Fórum de Comunicação e Educação, em 2005, que contou com a contribuição de todas as organizações da Rede CEP. O Fórum foi um marco importante nessa história. A partir de 2006 a Cidade Escola Aprendiz e o CENPEC passaram a contribuir com a estruturação do Programa Escola Integrada de BH que hoje é uma referência nacional”.

Paula Kino informa, ainda, que desde 2008 sua organização está presente na rede através do Projeto Comunic@ Escola!, em parceria com a SMED, UNICEF e organizações da Rede CEP. Esclarece que no trabalho direto em duas escolas de BH a Oficina desenvolve uma metodologia específica destinada à implementação de rádios escolares no contexto da educação integral. Essa metodologia, junto com o trabalho das ONGs “Comunicação e Cultura”, “Bem TV” e da própria Secretaria Executiva da Rede CEP, veio compor o caderno do macrocampo de Comunicação e Uso das Mídias do Mais Educação/MEC. Para 2011, a Secretaria de Educação de Belo Horizonte vai contar com apoio das ONGs Oficina de Imagens, de GH, Cidade Escola Aprendiz, de São Paulo, e Comunicação e Cultura, de fortaleza.