O livro International Journalism and Democracy: Civic Engagement Models from Around the World inclui o capítulo Viração Magazine: Consciousness-Raising Media for Young Brazilians escrito por Paulo Lima, diretor da revista, e Izabel Leão, NCE-USP. O texto explora o processo educomunicativo de produção de conteúdo da Revista Viração, que é feita para os jovens, sobre os jovens e com os jovens e adolescentes brasileiros, na cidade de São Paulo. O livro traz ainda 16 outros capítulos que apresentam modelos do chamado ‘jornalismo deliberativo’, em 13 diferentes países, como: Estados Unidos, Colômbia, Porto Rico, Reino Unido, Alemanha, Finlândia, China, Índia, Japão, Indonésia, Austrália, Nova Zelândia, África do Sul e Nigéria.

Entre os modelos do jornalismo deliberativo o livro oferece estudos do public journalism, citizen journalism, community media, the street press, social enterprise media, peace journalism development journalism . No entanto, por se tratar de modelos jornalísticos, os quais, ainda estão por se constituir, os exemplos apresentados no livro não podem ser, facilmente, divididos em categorias ou gêneros jornalísticos.

A obra descreve ainda os princípios inerentes ao termo ‘deliberation’, o possível papel da mídia de atuar deliberativamente, a partir de uma perspectiva prática e teórica, além de apresentar questões recorrentes na rotina dos profissionais da mídia deliberativa.

Detalhes da publicação:

Angela Romano (ed.) 2010, International Journalism and Democracy: Civic Engagement Models from Around the World, Routledge Research: New York.

978-0-415-96110-3 (ISBN hardback)

978-0-203-85204-0 (ISBN for the e-book)

O pedido pode ser feito, diretamente, pelo site da editora Routledge http://www.routledge.com/books/details/9780415961103/

Ou através de algumas livrarias online, que oferecem bons descontos. Por exemplo, BiggerBooks.com, http://www.biggerbooks.com/bk_detail.aspx?isbn=9780415961103