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Atividades de Cultura e Extensão do CCA
Entre os dias 31 de março a 2 de abril de 2015, o Congresso Internacional da IBERCOM, promovido pela AssIBERCOM – Associação Ibero-Americana de Comunicação ECA-USP reuniu, na Escola de Comunicações e Artes da USP, um grupo de pesquisadores interessados no tema da Educomunicação.
A coordenação colegiada da Divisão temática em Educomunicação esteve a cargo dos professores Adilson Citelli – Universidade de São Paulo (Brasil), Delia Crovi – Univ. Nacional Autónoma de México (México). Gustavo Cimadevilla - Univ. Nacional de Río Cuarto (Argentina) e Manuel Pinto – Universidade do Minho (Portugal).
Foram apresentados 40 papers, entre os quais: “As Mídias Sociais e A Ampliação da Oferta de Oportunidades Educacionais em Educomunicação”, de Cátia Luzia Oliveira da Silva e Andrea Pinheiro Paiva Cavalcante; “De que inclusão falamos? Desconstruindo o mito do “nativo digital” numa escola de periferia, de Edelvira Aída da Silva Moreira; “O Engajamento com a Plataforma Khan Academy na Escola Pública: Um olhar educomunicativo”, de Elisangela Rodrigues da Costa e o “O uso das TICs nas escolas: A voz dos professores”, de Maíra Darido da Cunha e José Luís Bizelli.
No VI Educom III Educom Sul realizado em Porto Alegre, nas dependências da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, o tema principal foi a “Educomunicação e a Diversidade”, abordado de maneira transversal a 6 eixos temáticos, e que propiciou diversos espaços para trocas de experiências, de pesquisas e reflexões entre pesquisadores, professores, alunos, e profissionais de diversas áreas. As principais atividades foram organizadas em quatro mesas-redondas, 22 grupos de trabalho, e 6 oficinas de práticas educomunicativas.
Professores e alunos da Licenciatura em Educomunicação no VI Educom III EducomSul
A disciplina Educomunicação Socioambiental, criada em 2014 pela Licenciatura em Educomunicação da ECA/USP, tem desenvolvido projetos cujo desafio é buscar soluções sustentáveis para a melhoria da qualidade de vida da comunidade USP e seu entorno. Esta é a conclusão da Profa. Sueli Fulan, do Curso de Geografia, que tem colaborado com o Departamento de Comunicações e Artes da ECA, responsável pela licenciatura, para a implementação do proposta.
USP dialoga com professores da rede pública, com participação do NCE
O Instituto de Física recebeu nos dias 11 e 13 de julho de 2015, o Prof. Ítalo Dutra, diretor de Currículos e Educação Integral do MEC, para discutir o documento que está sendo finalizado para consulta pública sobre o Currículo Nacional Comum.
Participações do NCE/USP
O NCE/USP é um dos membros do núcleo gestor do USP-ESCOLA. Caberá ao NCE oferecer aos 35 professores que participarão da atual edição deste programa o curso de extensão intitulado Educação Midiática e Práticas Educomunicativas. Participaram da atividade como palestrantes e mediadores das atividades especialistas formados pela ECA/USP e alunos da Licenciatura em Educomunicação, a saber:
1 – Educomunicação e Educação midiática nas diversas perspectivas teórico-metodológicas - Prof. Claudemir Viana
2 - Educomunicação na cultura digital - Prof. Claudemir Viana e Raíra Torrico, Carla Grella, César Diaz, Danielle Fidelis (alunos do 3º. Semestre Licenciatura em Educomunicação).
3 - Praticas Educomunicativas e currículo escolar Educomunicação Socioambiental - Profª Carmen Gattás
4 – Educomunicação e cinema - Profª Claudia Mogadouro
5 – Gestão de processos educomunicativos - Prof. Claudemir Viana, Jurema Brasil e Carlos Maffei (aluno 5º semestre Licenciatura Educomunicação)
6 – Praticas Educomunicativas na escola: Fanzine e HQ - Profª Salete Soares
O curso de Educomunicação da ECA/USP participou da Virada Sustentável no Parque da Previdência no dia 29 de Agosto de 2015. Além dos alunos de Educomunicação da ECA/USP, participaram do evento várias escolas da região do Butantã (EMEIs e EMEFs), escolas particulares, escola do município de Barueri , Setor de Alimentação da DRE-BT além da Equipe do GT de Sustentabilidade da Diretoria Regional de Educação do Butantã – DRE-BT.
Os alunos de Educomunicação, juntamente com a Profa. Dra. Carmen Gattás (colaboradora na disciplina Educomunicação Socioambiental), participaram dos relatos orais no auditório do Centro de Educação Ambiental do parque onde apresentaram a proposta desta disciplina e alguns projetos nas linguagens radiofônica e vídeo.
Nas fotos, o aluno Pedro Coelho apresentando o projeto sobre as hortas do Campus Butantã/USP, André Noro (sentado) apresentando um áudio sobre os sapos e a Profa. Carmen falando sobre o nascimento desta disciplina e seus projetos. Todos os trabalhos apresentados foram comentados e debatidos numa roda de conversa com o Prof. Pedro Jacob (USP) e Carolina Balparda da Cidade de Rosário na Argentina.
V Encontro Obitel reune pesquisadores e profissionais da TV na ECA-USP
O V Encontro OBITEL BRASIL reuniu pesquisadores da ficção televisiva e profissionais da TV para debater questões referentes à cultura de fãs e à cultura da participação, mesclando reflexões sobre TV e internet.
O evento foi promovido pelo Centro de Estudos de Telenovela da ECA-USP e Globo Universidade e aconteceu nos dias 8 e 9 de outubro, das 9h à 17h, no Auditório István Jancsó , Complexo Biblioteca Brasiliana, na Universidade de São Paulo (USP). Contou com o lançamento do 4ª volume da Coleção Teledramaturgia “Por uma Teoria de Fãs da Ficção Televisiva Brasileira” assim como a apresentação das pesquisas realizadas pelos grupos participantes do OBITEL Brasil.
Confira a programação:
8 de outubro
9h – Café da manhã e boas-vindas
9h30 – Abertura
10h - Mesa Comemorativa: 50 anos da Globo
11h – Mesa: Temas Sociais e Ações Socioeducativas em Telenovelas
12h30 – Almoço
14h - Mesa 1: Elementos para uma teoria de fãs no Brasil
14h – 14h30: A autoconstrução do fã: performances e estratégias de fãs de telenovela na internet
Coordenadoras: Profa. Dra. Maria Immacolata Vassallo de Lopes e Profa. Dra. Maria Cristina Palma Mungioli (OBITEL BRASIL/USP)
14h30 – 15h: Fãs de telenovelas: construindo memórias – das mídias tradicionais às digitais
II Seminário Anhembi Morumbi de Comunicação e Educação: Educomunicação para uma vida melhor
O contexto social crescentemente midiático tem favorecido práticas e reflexões sobre a relação entre comunicação, educação socioambiental e saúde integral a partir de referências teórico-metodológicas ancoradas na Educomunicação. Mais recentemente projetos, programas e políticas públicas nas áreas de meio ambiente e da saúde têm recorrido à educomunicação como campo de conhecimento para fundamentar a exploração de recursos, metodologias e estratégias de atuação.
Por conta do crescimento destas demandas a Universidade Anhembi Morumbi une-se novamente à ABPEDUCOM e ao NCE/ECA-USP e promove o II Seminário Anhembi Morumbi de Comunicação e Educação, de 28 a 30 de outubro. São três dias de debates, mesas redondas, apresentação de trabalhos e oficinas, no Campus Centro. E, dessa vez, além da Escola de Comunicação e Educação, a parceria é também com a Escola de Saúde.
No dia 12 de novembro de 2015, foi promovido, no Auditório Lupe Cotrim, no prédio central da ECA/USP, a Jornada ABCA - Pensando a Arte na América Latina.
Seminário sobre comunicação e educação promove debate sobre o temada educomunicação e saude
O II Seminário Anhembi Morumbi de Comunicação e Educação ocorreu nos dias 28, 29 e 30 de outubro e teve como temática Educomunicação para uma vida melhor. O evento contou com mesas redondas, oficinas, apresentação de trabalhos acadêmicos. O espaço propiciou aos alunos da Licenciatura em Educomunicação do CCA-ECA um ambiente para aplicação de seus conhecimentos, uma vez que cinco oficinas foram aplicadas por cerca de trinta alunos do curso.
Texto e fotos: Andressa Caprecci (Labidecom)
Encontro LABIDECOM promove palestra sobre mercado de trabalho
Estudantes de Educomunicação relatam suas experiências profissionais para inspirar colegas
Andressa Caprecci
Tatiana Carvalho
(Labidecom)
O Laboratório de Inovação, Pesquisa e Desenvolvimento em Educomunicação promoveu na última quarta-feira, 25 de novembro de 2015, a primeira edição do Encontro LABIDECOM com o tema mercado de trabalho. O encontro visa promover o diálogo, integração e valorização dos alunos da Licenciatura em Educomunicação. Dessa forma o LABIDECOM convidou os(a) estudantes Isabela Rosa e Maurício Silva , ambos da primeira turma da licenciatura, e Alexandre Moreira da segunda, para relatar suas experiências com educomunicação no mercado de trabalho.
Com cerca de quinze participantes, dentre eles o professor Dr. Richard Romancini, o encontro contou com relatos que mostraram as possibilidades que os alunos estão encontrando de se posicionar no mercado e exercer a profissão educomunicador(a). Isabela, que atualmente trabalha no colégio João Friaza, e já atuou em seis instituições, entre elas os Institutos Paulo Freire e Lina Galvani, afirmou que o que “abriu as portas” para as suas experiências foi o fato de cursar a Licenciatura em Educomunicação. Para ela, a profissão já está conquistando espaço.
O convidado Maurício relatou que sua primeira experiência ocorreu já no quarto mês da graduação, quando foi trabalhar como tutor do curso de mídias na educação oferecido pelo MEC. Atuou também na Revista Viração e atualmente foi convidado para atuar com produção de vídeo na escola Amorim Lima pelo programa Mais Educação, trabalhando com vinte adolescentes com conceito técnico e reflexão sobre conteúdo.
Por fim, Alexandre Moreira descreveu sua experiência com o Projeto Redigir. O estudante ressaltou que essa vivência foi importante para sentir a educomunicação na sala de aula, os diferentes perfis de aluno, o pouco tempo de aula e o grande desafio de contribuir para a vida do individuo norteiam o seu cotidiano como educador desse projeto de comunicação e cidadania. Atualmente trabalha com educação a distância no SEBRAE São Paulo, fazendo a gestão de projetos de EaD. Ele salienta a importância dos estágios na formação do educomunicador.
Os três convidados demostraram as possibilidades de atuação, sendo em sala de aula, gestão de projetos, aplicação de oficinas e muitas outras práticas que envolvem a profissão. Os relatos puderam incentivar os alunos que ingressaram no curso recentemente e mostrar que a educomunicação tem espaço no mercado de trabalho.