Você está aquiCurso superior em Educomunicação: projeto aproxima UFCG e USP

Curso superior em Educomunicação: projeto aproxima UFCG e USP


Super Destque da Notícia: 
1
Feed XML
por Graciele Oliveira
 

Entre os dias 1 e 6 de outubro de 2017 o curso de Licenciatura em Educomunicação da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo realizou uma visita didática ao curso de Comunicação Social com Habilitação em Educomunicação da Universidade Federal de Campina Grande. Participaram da vista o professor e coordenador do curso de Licenciatura em Educomunicação, Claudemir Edson Viana e as discentes do curso Denise de Oliveira Teófilo e Graciele Almeida de Oliveira.

 

A comitiva do Educom-USP é composta pela discente Graciele A. de Oliveira, prof. Claudemir Viana e discente Denise Oliveira (esquerda para a direita)
 

 

O objetivo da visita didática foi comparar os dois únicos cursos de graduação voltados para a Educomunicação, suas similaridades e diferenças e formas de aproximar ainda mais as duas instituições. A programação da visita foi extensa e contou com várias atividades, que se realizaram tanto no Campus da UFCG assim como em outros locais nos quais os alunos do Educom-UFCG realizam seus estágios e projetos de  intervenção. 

 
 
Conhecendo o Campus - Universidade Federal de Campina Grande

A Universidade Federal de Campina Grande foi criada por meio da Lei n 10.419 de 9 de Abril de 2002 por meio do desmembramento da Universidade Federal da Paraíba e o curso de bacharelado em Comunicação Social com habilitação em Educomunicação teve sua criação regulamentada em 2009, mesmo ano de criação do curso de Licenciatura em Educomunicação da ECA-USP.

No primeiro dia de visita, a comitiva do Educom USP conheceu o local do curso em que são ministradas as aulas do Educom-UFCG, assim como as futuras instalações, que estão em etapa final de construção com seus vários estúdios destinados a gravação de audiovisual, estúdio de animação, de som, assim como os vários laboratórios com ilhas de edição para as produções dos futuros educomunicadores.

 

 
 
A chegada a UFCG foi recepcionada pela professora Raíja Almeida, uma das coordenadoras do curso de Educom-UFCG
 

Além da visita a UFCG, a comitiva também teve a oportunidade de conhecer o Pedregal, Comunidade próxima a UFCG, onde há um grande número de projetos de intervenção realizados pelos estudantes de bacharelado da instituição. 

 

Aqui só tem fera - encontro com os alunos de Educom.
 

Ainda no primeiro dia de visita a comitiva também teve a oportunidade de conversar com os ingressantes do curso de Educom-UFCG. Em uma conversa descontraída, os ingressantes puderam fazer perguntas sobre os cursos, de Licenciatura e Bacharelado. o encontro contou também com alunos veteranos e prof. do Educom-UFCG, Raija Almeida e Diogo Oliveira.

 
 

Fundamentos Epistemológicos da Educomunicação: Uma noite de aula de Educom-USP & Educom-UFCG.
 

A ideia de aproximar os cursos das duas instituições foi colocado em prática no segundo dia da visita, quando, durante a noite, foi realizada uma aula videoconferência entre um grupo de alunos e professores de Educom-UFCG e alunos e professores da disciplina de Fundamentos Epistemológicos da Educomunicação ECA-USP.  A conversa durou uma hora e meia, e foi possível esclarecer sobre alguns aspectos sobre a formação e a prática profissional em educomunicação.
 
 

Aula Educom-USP & Educom-UFCG

A comitiva Educom-USP em um encontro com alguns dos alunos egressos e as coordenadoras do curso de Educom-UFCG, Ligia Carvalho e Raíja Almeida, teve a oportunidade de conhecer mais sobre os trabalhos de conclusão de curso e atuação profissional dos Educomunidores formandos pela instituição. O número de TCCs soma mais de 80 trabalhos sobre diversos temas. alguns podem ser acessados aqui.  

 
 
 
Reunião de egressos do curso de
 Educomunicação da UFCG
A rádio Comunitária Lagar e o Programa Revista Social produzido por Educomunicadores formados pela UFCG

 

No segundo dia de visita, a comitiva Educom-USP conheceu a a Radio Comunitária Lagar do bairro de Malvinas, periferia de Campina Grande. Lá, a comitiva da USP pode conhecer egressos do curso Educom-UFCG, Eliezio Cabral e Charles Reis, e o estudante Wellington Souza que juntos com a equipe da rádio Lagar produzem o programa Revista Social. Alem da visita a comitiva também participou do programa ao vivo falando sobre a Educomunicação e a importância da visita didática para os dois cursos. A coordenadora do curso de Educom-UFCG também participou do programa

Ficou curioso? Quer saber mais sobre Educomunicação? Assista a gravação do programa  aqui.

 
 
 
Visita à Radio Comunitária Lagar, com equipe da produção, em visita Programa Revista Social. Na foto (da esquerda para direita): Eliezio Cabral, Charles Reis, prof. Claudemir Viana, Denise Oliveira, Graciele Oliveira, Raíja Almeida e Wellington Souza.

 

Outras repercussões da visita didática da Educomunicação USP ao curso de Educomunicação - UFCG

Além da participação no Programa Revista Social, a comitiva Educom-USP também foi noticia ao conhecer o modelo de estágio oferecido aos alunos de Educom-UFCG pela Universidade Estadual da Paraíba. Lá a comitiva também teve a oportunidade de conhecer as formas de atuação da assessoria de imprensa da UFPB.
A Educomunicação também foi assunto do programa 31 minutos da UEPB dedicou todo o programa para uma conversa com a comitiva Educom-USP sobre o curso e a visita didática.

Ficou curioso e quer saber mais sobre o diário da visita didática? Se inscreva no canal da Licenciatura Educomunicação USP para acompanhar as produções sobre essa semana em Campina Grande.

 

O curso de Bacharelado em Comunicação Social com habilitação em Educomunicação UFCG visita a Licenciatura em Educomunicação da USP.

Na última sexta-feira, dia  20 de outubro, o LABIDECOM promoveu o evento "A Formação Superior em Educomunicação" que contou com a presença dos docentes da UFCG, Raíja Ameida e Diogo Lopes de Oliveira, e também com a apresentação das alunas Denise de Oliveira Teófilo e Graciele Oliveira sobre a visita didática realizada na UFCG na semana anterior. A conversa foi mediada pelos prof. Claudemir Viana e Richard Romancini da Licenciatura em Educomunicação.