Você está aquiEducomunicação foi destaque na Rio+20 por levar uma nova proposta de abordagem da educação ambiental

Super Destque da Notícia:
Olho:
Feed XML

A prática educomunicativa e sua estreita relação com a educação ambiental, esta foi a abordagem da ECA-USP em sua participação na Rio+20, divulgando a Educomunicação como uma nova proposta de mobilização dos diferentes segmentos populacionais em torno de propostas como a construção de uma sociedade sustentável.

A participação da ECA e do Curso de Educomunicação foi destaque entre os expositores do Armazém 1 do Pier Mauá e a participação que inicialmente estava restrita ao Stand da USP acabou por estender-se por toda semana e em Stand próprio.

No stand da "USP na Rio+20", o grupo coordenado pela professora Lucilene Cury, do CCA, expôs o trabalho Impacto da ação humana sobre o meio ambiente: um estudo com base na Agenda 21, realizado pela aluna Marcela Miranda, da EACH e orientado pela professora Lucilene Cury e Carmen Gattás. O painel foi apresentado no evento oficial, realizado no Riocentro, em que participaram chefes de estado e delegações e diversos países. Também ficou exposto durante a semana no stand da USP e no Stand da ECA.

O painel "educom.meioambiente", que foi apresentado por Thiago Muniz, assessor de comunicação e Gabriela Nakano, monitora, ambos do CCA, foi apresentado no dia 18 e 19 no Stand da USP e do dia 20 em diante no Stand da ECA-USP.

Podendo ser implementada em diferentes ambientes (setores governamentais, ONGs, centros de cultura, veículos de comunicação, escolas), a Educomunicação necessita contar com profissionais com uma formação adequada. A USP oferece sua contribuição: a Licenciatura em Educomunicação. O stand da ECA recebeu aproximadamente 2000 visitantes e o site e perfil do CCA, departamento responsável pelo curso, teve um aumento de frequência de 60% de acessos durante a realização do evento.

A participação foi destaque no site da ECA e no site da USP:

Também foi destaque da Revista Neomondo, sobre sustentabilidade:

Ainda no Pier Mauá, onde estava situado o stand da ECA-USP, também ocorreram atividades educomunicativas com crianças e jovens, realizadas por ONGs e empresas expositoras.

No dia 21, uma apresentação de grafite organizada pelo Projeto CUCaA (Construindo Universo Cultural através da Arte) chamou a atenção dos visitantes do Pier Mauá. Jovens da comunidade da Rocinha pintaram um grande painel com o tema da Rio+20. A pintura foi feita simultâneamente por 4 jovens ao som de RAP.

Outra atividade educomunicativa foi a oficina de desenho realizada no Armazém 3. Nela, crianças fazem desenhos com a temática da preservação do meio-ambiente, ecologia e reciclagem. Os desenhos ficam expostos no próprio armazém para todos os visitantes.

Além dessas atrações, o Pier contou com a participação de diversas universidades, da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP, Escola de Comunicações e Artes, Greenpeace (onde o navio esteve ancorado e aberto a visitação), entre outras entidades.