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Apresentação Edital Perfil Estrutura do Curso Objetivos Processo seletivo Metodologia Metodologia

 

Comunicado

Curso de Especialização lato sensu em Educomunicação destina-se a profissionais de nível superior, de qualquer área do saber, que queiram mobilizar seus conhecimentos para o campo da interface Comunicação/Educação e que tenham interesse em conhecer as bases dos processos comunicacionais, articulado as diversas mídias para compor estratégias globais de Educomunicação, ferramenta hoje indispensável ao êxito em qualquer setor da sociedade.
 
Com duração de três semestres, o Curso de Educomunicação teve seu inicio em abril de 2012. O próximo processo seletivo está previsto para ocorrer ainda durante o 1º semestre de 2016, assim que sejam aprovadas, pelas instâncias da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP, as reformulações do novo programa.
 
Nesse sentido, sugerimos aos interessados que se mantenham atentos às informações que serão incluídas nessa página sobre os prazos para inscrição e a prova de seleção. Outra providência que favoreceria os interessados é que realizem sua pré-inscrição. Quem assim proceder será informado sobre as novidades pela própria Secretaria, via e-mail.
 
Objetivos
 
O curso tem como objetivo preparar profissionais capazes de atender às demandas dos setores da sociedade relacionados à interface Comunicação/Educação, aptos a atuar na educação básica, formal e não formal; no ensino superior; em organizações não-governamentais e demais instituições do terceiro setor; em consultoria em veículos da mídia e na área da pesquisa e comunicação pública.

Estrutura
 
Com duração de três semestres letivos, o curso está dividido em duas etapas de conteúdos, trabalhados ao longo de 450 horas de atividades acadêmicas. Na primeira etapa, correspondente aos dois primeiros semestres, o curso oferecerá aulas presenciais (com frequência mínima de 85%), ministradas às sextas-feiras (das 19 às 23 horas) e aos sábados (das 9 às 18 horas). Já a segunda etapa, com um semestre de duração, será dedicada a atividades de orientação, produção e defesa da monografia final.
 
Perfil
 
O Educomunicador tem o perfil de um gestor de processos comunicacionais. Um profissional que conhece suficientemente as teorias e práticas da educação e também os modelos e procedimentos que envolvem o mundo da produção midiática e das tecnologias, para que possa exercer atividades de caráter transdisciplinar, tanto na docência quanto na coordenação de trabalhos de campo, na interface Comunicação/Educação e na intervenção social.

Este profissional estará habilitado para gerir conflitos e a desenvolver processos, a planejar ações e a atuar com criatividade para encontrar soluções que melhorem os processos educativos/comunicacionais, numa perspectiva educomunicativa.
Lembramos que cresce em todo o país a implementação de práticas educomunicativas, levando um crescente número de organizações sociais do terceiro setor, bem como de sistemas de ensino, privados e públicos, a adotar o conceito da educomunicação como um paradigma voltado à melhoria dos serviços prestados à sociedade.
Em alguns casos, a educomunicação passa a ser objeto de leis e portarias, estando o conceito presente em numerosos documentos voltados à melhoria do ensino básico e da educação integral em nosso país.