Você está aquiPerguntas e Respostas Frequentes sobre Educomunicação / trabalho / Quais são as funções que ele desempenha no mercado de trabalho?

Quais são as funções que ele desempenha no mercado de trabalho?


No âmbito do magistério, o educomunicador exercerá a função de “professor de comunicação”, em condições de lecionar conteúdos previstos nos parâmetros do Ensino Médio para a área curricular das linguagens e suas tecnologias. Ainda como docente, o educomunicador será habilitado para coordenar projetos nas áreas da recepção organizada das mensagens midiáticas (Media Education), assim como para fazer a gestão de programas que aproximem as tecnologias da informação e comunicação ao cotidiano escolar.

No âmbito da consultoria, o educomunicador exercerá função de analista e assessor de organizações do terceiro setor, dos veículos de comunicação, das empresas, dos estabelecimentos de ensino e dos organismos públicos, no planejamento e implementação de projetos na interface comunicação/educação. A título de exemplo: um dos possíveis trabalhos poderá advir da demanda dos meios de comunicação por especialistas que os assessorem em suas produções voltadas para a educação; outro trabalho poderá advir do interesse das organizações pelo desenvolvimento de projetos de educação a distância mediados pelas tecnologias da informação.

No âmbito da pesquisa, o novo profissional cuidará da sistematização das experiências investigativas sobre os fenômenos constitutivos da interface comunicação/educação, aprofundando, desta forma, o conhecimento sobre o novo campo epistemológico da educomunicação, de modo a refletir no aperfeiçoamento do exercício do trabalho próprio da emergente realidade ocupacional.