Você está aquiIII Encontro Brasileiro de Educomunicação

III Encontro Brasileiro de Educomunicação

São Paulo, 02 e 03 de dezembro de 2011 – Campus Butantã - ECA/USP

Uma década de Educomunicação (2001-2011)

Promoção:
Departamento de Comunicações e Artes da ECA/USP
Licenciatura em Educomunicação do CCA-ECA/USP
Curso de Especialização em Educomunicação do CCA-ECA/USP
NCE- Núcleo de Comunicação e Educação da USP
Revista de Comunicação & Educação – CCA-Edições Paulinas

Clique aqui para baixar a programação do II Encontro Brasileiro de Educomunicação

Contexto e Objetivos

O III Encontro Brasileiro de Educomunicação tem dois grandes objetivos: celebrar a Década de Educomunicação e apresentar o Curso de Especialização em Educomunicação.

A década se inicia em 2001, com a difusão das pesquisas do NCE-USP e termina em 2011, com a implantação da Licenciatura e a apresentação da Especialização em Educomunicação.

Foi justamente ao longo deste período de tempo que o Brasil assistiu à implementação do mais expressivo programa de políticas públicas na área, o Programa de Educomunicação da Secretaria de Educação da Prefeitura de São Paulo.

O feito foi seguido por outras iniciativas, promovidas, em todo o país, por milhares de gestores, agentes culturais e professores, implementadas por sistemas de ensino, órgãos da mídia, organizações da sociedade civil e universidades, espaço em que mais de cem (100) pesquisas de mestrado e doutorado foram desenvolvidas em torno do novo conceito e de suas práticas. A celebração da década da Educomunicação ocorre, igualmente, no momento em que o NCE-USP forma a primeira turma do curso de Especialização em Mídias na Educação - curso do MEC ministrado pelo Núcleo no Estado de São Paulo

Estabelecido como área de intervenção social, o campo da educomunicação passa a ser legitimado em nível internacional, como comprovam recentes congressos realizados em países da América Latina e Península Ibérica.

O III Encontro Brasileiro de Educomunicação se estenderá pelo país através da Virada Educom, com o convite para que os educomunicadores dos mais diversos programas e projetos postem suas produções nas redes sociais.

Por sua parte, a Secretaria de Educação do Município de São Paulo, mantendo a liderança na prática educomunicativa como política pública, encerra as comemorações nacionais, reunindo, no CEU Aricanduva, no dia 12 de dezembro, das 8h00 às 18h00, os professores e estudantes envolvidos com os projetos “Nas Ondas do Rádio” e “Imprensa Jovem”.

Na comemoração da Década da Educomunicação, o III Encontro Brasileiro de Eduocmunicação receberá duas visitas ilustres: a Profa. Dr. Maria Teresa Quiroz, pesquisadora da Universidade de Lima, Peru, na área dos estudos de recepção e a Jornalista Silvia Bacher, coordenadora da organização “Las otras Voces” responsável por um dos mais extensos projetos de uso do rádio nos espaços educativos da Argentina.

Acesse a programação do III Encontro Brasileiro de Educomunicação

Reserve a sua Inscrição