Você está aquiViradaEducom

ViradaEducom


Promotores:

NCE-USP (Núcleo de Comunicação e Educação da USP)

Programa de Educomunicação da Prefeitura de São Paulo

Rede CEP (Comunicação Educação e Participação)

Viração Educomunicação

O Brasil comemora a Década da Educomunicação

Participe, publicando sua produção nas redes sociais, entre 4 e 11 de dezembro!

TWITRADAR #viradaeducom

 

Entre 2001 e 2011, com a difusão das pesquisas sobre a interface comunicação/educação no contexto dos estudos sobre as práticas sociais voltadas ao pleno exercício do direito de expressão na América Latina, multiplicaram-se, pelo Brasil, programas e projetos identificados como “educomunicativos” a partir da perspectiva defendida pelo NCE-USP.

A quantidade, a abrangência e, sobretudo, os resultados obtidos por tais projetos - alguns dos quais se converteram em políticas públicas – nos permitem afirmar que o período se caracteriza como a “Década da Educomunicação”.

Centenas de milhares de agentes culturais, comunicadores, educadores, produtores de mídia, profissionais ligados à área de tecnologias aplicadas à educação, além de crianças e jovens, estão envolvidos em projetos educomunicativos em todo o território nacional.

A partir desta análise, convidamos todos os que comungam com esta interpretação, a se unirem à celebração da Década da Educomunicação (2001-2011), postando nas redes sociais, entre 4 e 11 de dezembro, as produções realizadas entre 2001 e a presente data.

O objetivo é o de que todos nós possamos contar com um acervo de produções em áudio e/ou em vídeo, elaboradas a partir dos pressupostos metodológicos próprios da educomunicação, com as conquistas que julgamos significativas em nossos respectivos espaços ou projetos.

Para que isso ocorra, optamos por utilizar o Facebook, o Twitter e o Youtube, para facilitar tanto a postagem das peças, quanto o acesso posterior a este acervo on-line.

Facebook

No caso do Facebook, acesse a página ViradaEducom e compartilhe a sua experiência, tanto em vídeo ou foto quanto em texto.

Twitter

No caso do Twitter, sugerimos que todos usem como hashtag (#) a expressão #ViradaEducom, seguida do título que identifique a(s) produção(ões) de determinado grupo ou projeto.

Youtube

No Youtube, propomos que se use a expressão ViradaEducom como palavra-chave. Neste caso, existem duas maneiras de integrar esta postagem coletiva:
 

  1. Obrigatoriamente, a tag ViradaEducom deve aparecer como palavra-chave no campo que descreve a produção incorporada ao Youtube.
  2. De forma opcional, mas recomendada, a tag pode também aparecer no próprio título da produção (ViradaEducom + seu título).

Com estas providências, quando o internauta buscar por ViradaEducom encontrará facilmente as produções dos educomunicadores que participaram da celebração da Década da Educomunicação.

Um bom trabalho para todos

Prof. Ismar de Oliveira Soares
Coordenador do NCE-USP

Prof. Carlos Lima
Coordenador do Programa de Educomunicação da Prefeitura de São Paulo

Jornalista Lilian Romão
Diretora Executiva da ONG Viração Educomunicação

Jornalista Alexandre Sayad
Secretário Executivo