Você está aquiUFPR produz cartilha sobre Educomunicação

UFPR produz cartilha sobre Educomunicação

Feed XML

A cartilha “Educomunicação” se propõe a responder “o que é a Educomunicação e como podemos aplicá-la nas salas de aula, produzindo mais participação, conhecimento e cidadania”. É um material que oferece apoio aos educomunicadores tendo por base os trabalhos do Projeto Nossa Mídia em escolas do ensino Fundamental e Médio de Curitiba e do litoral do Paraná.

Na introdução da cartilha, é possível se constatar que o grupo entende a educomunicação como “uma vertente da educação que compreende a necessidade de capacitação dos jovens para que tenham uma visão crítica dos meios de comunicação, entendendo a função social, política e cultural da mídia. Outro objetivo da educomunicação é capacitar a comunidade para que produza seus próprios veículos de comunicação, ou seja, educar pela comunicação e para a comunicação. Aqui você poderá encontrar modelos de metodologia para aplicar em grupos escolares e comunitários, análises sobre os principais veículos de comunicação e como utilizá-los com propósito educacional, além de dicas de bibliografia e onde encontrar mais informações sobre este vasto terreno que é a educomunicação,” introduz a equipe.

O projeto Nossa Mídia atuou em oito escolas nos anos de 2009 e 2010 e é desenvolvido pelo Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Paraná e financiado pelo Programa Universidade Sem Fronteiras da Seti – Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. A coordenação do projeto está a cargo de Mário Messagi Jr. e conta com a colaboração do orientador Toni André Vieira Scharlau. A iniciativa é executada por três bolsistas profissionais e cinco bolsistas estudantes do curso de Comunicação Social da UFPR.

Coordenador: Mário Messagi Jr.
Jornalista, formado pela UFPR em 1992. Fez mestrado em Letras/Lingüística na UFPR, na área de análise do discurso bakhtiniana. Defendeu a tese de doutorado na Unisinos, na área de Ciências da Comunicação, com tese sobre história da imprensa no Brasil no século XIX. É professor do Departamento de Comunicação da UFPR desde 1997. Ministra as disciplinas de Teoria da Comunicação, Teoria do Jornalismo, Ética e Legislação Jornalística e Jornal Laboratório. Foi presidente do Sindicato dos Jornalistas do Paraná de 2000 a 2003. Atualmente, é assessor de Comunicação e Marketing da UFPR.

Orientador: Toni André Scharlau Vieira
Jornalista, Doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Professor adjunto no Curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Trabalhou em várias instituições de Ensino Superior em São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul desde 1990. Seus focos de pesquisa estão voltados para a produção Jornalística e suas interfaces com práticas profissionais e repercussões sociais. Dialoga com a Educação, principalmente, com a idéia de educar para o consumo da mídia. Desenvolve propostas de cursos livres e Pós-Graduação Latu Sensu para ampliar as percepções de que os meios precisam ser melhor entendidos para que a sociedade possa crescer com eles e, ao mesmo tempo, exigir maior qualidade na produção e veiculação.

Bolsistas: Bruna Bill, Lucas Gandin, Michele Torinelli, Aline Michalski, Bruno Barbosa Calzavara, Luiza Barreto, Cássia Laiz Marocki, Juliana Almendra Blume

Logomarca Projeto Nossa Mídia: Juliana Deslandes

Blog do Projeto: http://projetonossamidia.wordpress.com/

Para baixar a cartilha: http://www.cefuria.org.br/site/documentos/cartilhaeducomunicacao.pdf