Você está aquiSalesianos definem metas para a Educomunicação em Campos do Jordão - SP

Salesianos definem metas para a Educomunicação em Campos do Jordão - SP


Feed XML

Trinta e cinco educadores de escolas salesianas gerenciadas pelos Salesianos (SDB) e Salesianas (FMA) do Estado de São Paulo se reuniram em Campo do Jordão, SP, entre os dias 11 e 13 de setembro. O cenário do II Encontro de Educomunicação do Polo SP da Rede de Escolas Salesianas foi propício à concretude de seus objetivos: “consolidar a Educomunicação na proposta pedagógica da RSE, com bases epistemológicas e referências carismáticas salesianas e acompanhar os processos de implementação da gestão Educomunicacional”.

(Clique no foto para ampliá-la)

O evento foi assessorado pela salesiana Maria Helena Moreira do Polo de Belo Horizonte, que está ne processo de implementação da educomunicação como política de ação na congregação salesiana no Brasil desde o final dos anos noventa. Os temas trabalhados no evento foram: “Conformação dos Ecossistemas Comunicacionais nos espaços educativos; Alinhamento da Educomunicação na Proposta Pedagógica da RSE; Gestão Educomunicativa como expressão do Sistema Preventivo de Educação Salesiana”.

O grupo está fazendo uma releitura da Educomunicação em seu contexto educativo de escola salesiana, a partir de seu paradigma educativo denominado “Sistema Preventivo”, do currículo educativo da Rede e das experiências já vivenciadas nas escolas. Na verdade, está se fazendo um entrelaçamento da proposta de Educomunicação com oSistema Preventivo, que tem muitos elementos em comum

Um dos processos metodológicos do evento foi a utilização do recém-lançado livro do professor Ismar de Oliveira Soares que foi presenteado a cada educador, pois cada um dos cinco grupos deveria ler um capítulo e propor atividades/ações concretas para a atuação do polo em programas educomunicativos. Daí surgiu um documento de implementação da Educomunicação para ser desenvolvido nos próximos anos, já que esse conceito é uma das quatro linhas de atuação de todas as escolas salesianas do continente americano.

Educomunicação na RSE

O I Encontro de Educomunicação do Polo SP realizou-se na cidade de São Paulo, em 2010. Trata-se de um tipo de encontro que acontece nos cinco polos da Rede, sediados respectivamente em Recife (escolas do Nordeste), Campo Grande (escolas de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul), Porto Alegre (região Sul), Manaus (região Norte) e Belo Horizonte (escolas de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo). Todos os polos já tiveram dois encontros de Educomunicação entre os anos de 2010 e 2011.

Esse processo de discussão é fruto das reflexões das salesianas no continente americano desde o final dos anos noventa e início de 2000, quando o professor Ismar de Oliveira Soares, coordenador do Núcleo de Comunicação e Educação (NCE-USP), assessorou a Proposta de Educomunicação para a Família Salesiana, em seminário ocorrido em Caracas, Venezuela. Essa proposta é resultado da organização dos projetos de iniciativas comunicativas que as escolas já realizavam em suas obras, sendo sistematizadas a partir da pesquisa do NCE-USP que detectou o novo campo de intervenção social justamente nessa época.

Essa proposta que nasceu com as salesianas foi assumida também pelas escolas gerenciados pelos SDB, em 2001, durante um evento ocorrido no Equador, denominado Cumbayá II. O programa continental foi avaliado sete anos depois, em Brasília, em 2008. As metas decididas nesse encontro serão avaliadas em 2014.