Você está aquiCentro de Estudos de Telenovela

Centro de Estudos de Telenovela


O Centro de Estudos de Telenovela (CETVN) da Universidade de São Paulo (USP) é sediado na Escola de Comunicações e Artes (ECA) e é o primeiro centro de referência no Brasil destinado exclusivamente à pesquisa e documentação sobre telenovela e ficção seriada.Desde sua criação vem realizando e apoiando pesquisas, promovendo eventos, cursos, seminários, consultorias e edição de publicações, além de desenvolver projetos e estudos sobre as características da telenovela, influências, teledramaturgia e linguagens. Entre os principais objetivos e atividades desenvolvidas pelo Núcleo, distinguem-se:

  • Promoção e realização de pesquisas, cursos, seminários e outras atividades de natureza acadêmica, tendo em vista estudos comparados sobre Telenovela e outros produtos de Ficção Televisiva Seriada (minissérie, séries, unitários).
  • Criação de um acervo documental que abranja vários tipos de suportes. Ele mesmo, não é apenas integrado por material audiovisual mas também por matérias de jornais, revistas especializadas (clipping), roteiros, publicações particulares e discos de trilhas sonoras.
  • Criação de uma base de dados de Teses e Dissertações sobre ficção televisiva defendidas em Programas de Comunicação no Brasil.
  • Criação de uma base de dados de artigos científicos sobre ficção televisiva publicados em periódicos, livros e anais de congressos nacionais.
  • Organização de uma biblioteca especializada (livros, teses, periódicos, etc) em ficção seriada, tanto de autores nacionais quanto internacionais.
  • Cooperar com a USP no sentido de divulgar os conhecimentos adquiridos. Cooperar ainda com outras Instituições de ensino e de pesquisa, no sentido de divulgar os conhecimentos adquiridos.
  • Relacionar-se e promover intercâmbio com empresas produtoras de Telenovela e outros produtos da Ficção Televisiva Seriada, como CGCOM da Rede Globo e o grupo IBOPE Mídia, e com Instituições nacionais e internacionais afins.
  • Monitoramento permanente da ficção televisa no Brasil, através da observação da programação das redes nacionais abertas de televisão.
  • Atendimento a pesquisadores de qualquer Instituição acadêmica interessados em desenvolver projetos no campo da Telenovela e outros produtos da Ficção Televisiva.