Você está aquiPós-graduação

Pós-graduação


Em termos funcionais, contamos, na Pós-Graduação, em 2009, com 14 pesquisadores vinculados a três programas, ocupando, alguns deles, posição de liderança nos respectivos programas. Os programas se intitulam:

 

Ciências da Comunicação

O Programa de Mestrado em Ciências da Comunicação da ECA-USP-PPGCOM, foi o primeiro da área de Comunicação do Brasil, criado em 8 de janeiro de 1972. O Programa de Doutorado em Ciências da Comunicação iniciou suas atividades em 01 de agosto de 1980. Com isso, a Escola completava o ciclo para a formação acadêmica da área: graduação, mestrado e doutorado. O mestrado em Artes, também pioneiro, viria a ser implantado em 1974 e o doutorado em 1980.

 

 

 

Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina

O Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina (PROLAM/USP ) constitui-se em um programa interunidades, reportando-se diretamente à Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Universidade de São Paulo (USP). Foi concebido, em 1988, durante a gestão do Reitor Prof. Dr. José Goldenberg.

São Paulo situa-se no centro do MERCOSUL e constitui, com a cidade do México, Buenos Aires e Rio de Janeiro, uma das principais metrópoles latino-americanas, fornecedora de serviços de alta-tecnologia. A Universidade de São Paulo é uma das principais Universidades do Brasil, introduzindo e acompanhando os padrões internacionais, representando um pólo gerador e irradiador de conhecimentos para a América Latina e a região do MERCOSUL.

Isto é especialmente verdadeiro no que se refere a constituição e a qualidade dos Programas e Cursos de Pós-Graduação, tendo em vista o fato de que a maior parte dos países latino-americanos carecem desse segmento de ensino. Dessa maneira, o PROLAM/USP atende não apenas às necessidades de formação de recursos humanos e de produção de conhecimento do País e da região latino-americana, bem como do MERCOSUL.

O momento contemporâneo exige melhor compreensão e análise dos processos psico-sócio-econômicos, políticos e culturais que vêm adquirindo uma dinâmica sem precedentes na história do planeta e do continente. A produção do conhecimento e a formação de recursos humanos especializados no estudo integrado da América Latina correspondem a uma necessidade do momento, em virtude dos movimentos de mundialização e de integração regional (MERCOSUL, ALCA, NAFTA, ALCSA, ALALC).

A criação e a manutenção de um Programa, com o conteúdo programático do PROLAM/USP, constroem vantagens comparativas e dinâmicas para a formação do capital humano na região, com efeitos benéficos e múltiplos (econômicos, sociais, de cidadania etc.) que se irradiam por todo o entorno latino-americano.

 

Programa Interunidade Estética e História da Arte

O Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte caracteriza-se por estabelecer e atualizar conceitos estéticos, com base em referências multidisciplinares e interdisciplinares, capazes de situar e aprofundar o alcance do objeto artístico. Para atingir sua finalidade, este Programa propõe abordagem histórica e analítica na investigação do processo artístico. Tem também sempre presente a complexidade, os vários níveis e as condições que envolvem o artista, a obra, a circulação e o entendimento da obra de arte, assim como desvendar as condições do discurso historiográfico, repensando, reavaliando e redefinindo conceitos que norteiam as respostas contemporâneas às questões sobre arte, seus desdobramentos e agentes.